Este não é um dos meus posts típicos sobre gestão de produto, porque pode ser usado por muitos tipos de trabalho. Dito isso, líderes de produto são superocupados, e essa foi uma das coisas que mais fizeram a diferença para aumentar meu impacto.
Líderes de produto têm múltiplas prioridades concorrentes vindas de todos os lados. É fácil passar a maior parte do tempo reagindo, em vez de investir proativamente nas coisas mais importantes. Quando isso está acontecendo, é comum sentir que sua agenda não é mais sua e você trabalha além do horário para “conseguir trabalhar”.
Trabalhar mais horas é uma solução insustentável, é aí que entra a Reflexão da Torre.
A Reflexão da Torre é uma técnica para ajudar a sair do modo apagação de incêndio do dia-a-dia. O objetivo é fazer uma pausa e refletir sobre a situação atual (portanto, como subir em uma “torre” para observar o que está abaixo) e traçar um plano a partir dessa reflexão.
Existem componentes semanais e diários dela:
Eu reservo no meu calendário as últimas 2 horas de cada sexta-feira para a Reflexão da Torre. Normalmente levo menos tempo, mas isso dá espaço para respirar.
Começo refletindo sobre os pontos altos e baixos da minha semana em algumas categorias que escolho como as mais importantes:
Na primeira vez, você precisa definir as categorias que são importantes para você.
Enquanto escrevo este post, as categorias que tenho são:
Estas categorias mudam com o tempo, mas não com muita frequência. Se elas mudarem muito frequentemente, você pode estar definindo-as em um nível muito granular. O que é ok se funcionar para você 🤷🏽
Depois de refletir sobre os pontos altos e baixos da semana, traço algumas metas em cada categoria. Às vezes, algumas categorias não têm nenhuma em uma determinada semana porque estou optando por me concentrar em outro lugar.
Depois desse brainstorm de possíveis objetivos, escolho alguns que considero os mais importantes. Então, para cada objetivo escolhido, faço um brainstorm de ações que poderia fazer para alcançá-lo. Depois disso, escolho as tarefas com as quais quero me comprometer.
Para cada objetivo, eu faço algo assim:
OBJETIVO: parar o comportamento irritante do liderado X
Ações:
1. Escrever feedback com um exemplo claro do comportamento e o impacto que teve em mim
2. Compartilhar feedback em 1:1
Depois disso, adiciono essas metas e ações à minha lista de tarefas da semana. Se há algo que posso fazer agora, já faço (lembre-se, reservei 2 horas para isso). O objetivo é que você prepare sua próxima semana para o sucesso.
No início do meu dia (e quando as coisas estão muito agitadas, às vezes no final), reservo cerca de 10 minutos para revisar essas metas e ações. Além disso, escolho o que quero realizar naquele dia.
Eu pinto cada meta de vermelho, amarelo ou verde. E penso se é preciso de alguma mudança de plano, como adicionar/remover ações. Às vezes também removo/mudo metas com base na situação, mas isso não é muito frequente. Eu escolho o que quero fazer naquele dia com base nessa reflexão menor.
É isso. Não parece muito porque realmente não é. Mas a mudança em quanto você entrega será palpável em muito pouco tempo. Há também o benefício adicional de poder comemorar no final da semana quando você atinge um objetivo – é muito fácil focar apenas no que ainda precisa ser feito, sem pensar no que foi atingido e no que foi bom na semana.